terça-feira, 18 de novembro de 2008

Frango assado com legumes 2

Esta é uma variação da receita anterior. Fica bem gostoso também, mas com outro approach.

1 kg de coxinha da asa de frango (ou meio da asa)
2 cebolas
1 pimentão amarelo ou vermelho
4 tomates grandes e bem vermelhos
4 batatas
2 cálices de vinho branco
mostarda
molho inglês
alho
azeite

Comece marinando o frango. Em uma tigeja coloque a carne, mostarda (a minha preferida é a Berna escura, que tem um sabor inigualável, mas como ela é difícil de encontrar, pode ser qualquer outra escura, ou mesmo a normal), molho inglês e o alho (eu uso o alho já picado, dá menos trabalho). Misture bem com as mãos e deixe marinar por uns 20 minutos.

Enquanto isso, monte o pirex. Para cada camada, não esqueça de colocar sal e bastante azeite. Coloque por baixo a batata sem casca, cortada em rodelas. Por cima coloque o tomate, também em rodelas generosas. Coloque então o frango, arranjando o pirex para que fique bem espalhado.

Corte as cebolas em rodelas e desfaça os anéis, colocando por cima do frango. Por fim, corte o pimentão também em tiras finas e espalhe. Mais um banho de azeite, e por fim regue tudo com o vinho.

Cubra com papel alumínio e coloque no forno alto. Depois que o frango estiver cozido, tire o alumínio e deixe dourar.

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Frango assado com legumes

Esta é mais uma daquelas receitas coringa, que você pode fazer de dezenas de maneiras diferentes, mudando sempre alguns ingredientes. O principal é o frango, que pode ser coxinha ou meio da asa. O resto vai do seu gosto.

1 kg de coxinha da asa (ou meio da asa)
2 cebolas
1 pimentão amarelo ou vermelho
4 tomates grandes e bem vermelhos
1 berinjela
1 lata de cerveja
mostarda
molho inglês
alho
azeite

Comece marinando o frango. Em uma tigeja coloque a carne, mostarda (a minha preferida é a Berna escura, que tem um sabor inigualável, mas como ela é difícil de encontrar, pode ser qualquer outra escura, ou mesmo a normal), molho inglês e o alho (eu uso o alho já picado, dá menos trabalho). Misture bem com as mãos e deixe marinar por uns 20 minutos.

Enquanto isso, monte o pirex. Para cada camada, não esqueça de colocar sal e bastante azeite. Coloque por baixo o tomate cortado em rodelas generosas. Por cima coloque a berinjela, também em rodelas. Coloque então o frango, arranjando o pirex para que fique bem espalhado.

Corte as cebolas em rodelas e desfaça os anéis, colocando por cima do frango. Por fim, corte o pimentão também em tiras finas e espalhe. Mais um banho de azeite, e por fim regue tudo com entre 1/2 e 2/3 de uma lata de cerveja.

Cubra com papel alumínio e coloque no forno alto. Depois que o frango estiver cozido, tire o alumínio e deixe dourar.

domingo, 16 de novembro de 2008

Risoto de uva e presunto cru

Risoto é uma coisa fácil de fazer. A receita é basicamente a mesma. O modus operandi é sempre igual. O que muda são os ingredientes fora o arroz, claro. Eu sempre parto do princípio que o ideal é usar dois, no máximo três ingredientes. Ai você vai testando, para ver o que fica melhor, o que combina. Este é o favorito da Ju, por isso publico agora.

2 copos de arroz para risoto (pode ser arbório, carnaroli ou vialone nano. Prefiro o último)
5 copos de caldo de legumes
1/2 cebola
presunto cru
uvas
manteiga
queijo ralado
vinho branco

Em uma panela, esquente o caldo de legume. Se você não tiver paciência para fazer o caldo, pode usar cinco copos de água e um tablete de caldo de legumes. Deixe cozinhar em fogo baixo até ferver.

Em outra panela (eu uso uma de barro, esquenta por igual e mantém o calor) derreta a manteiga (dois dedos) e frite a cebola cortada em rodelinhas bem finas, para ela quase desaparecer. Quando estiver no ponto, coloque o arroz (sem lavar). Misture um pouco e adicione duas taças de vinho branco, deixando o arroz absorver o vinho até quase secar.

Uma diferença entra aqui. Como os ingredientes são sensíveis ao calor, o risoto é feito puro, só com o arroz. Vá adicionando o caldo e mexa sempre, até sentir que está no ponto (não deve estar muito papa, nem muito seco). Dê uma última mexida com pedaços de manteiga espalhadas pela panela e o queijo ralado. Se preferir, deixe o queijo em separado.

Adicione então por cima as uvas, cortadas na transversal em duas. Eu uso a uva Thompson, pois elas não têm caroço, mas você pode usar a uva Itália também. Vá enfiando as metades no risoto, formando um desenho circular. Depois enrole cada fatia de presunto cru e enfie nos espaçoes entre as uvas, também formando um desenho circular. Não exagere, pois ele é forte e irá mascarar o sabor da uva. Sirva imediatamente, sem esquecer um bom azeite para os que gostam.

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Picadinho D'Elia

Mais uma receita para um almoço rápido e gostoso. A Renata que deu a dica. Um picadinho bem saboroso, por conta da noz moscada (que adoro) e do vinho tinto.

600 gramas de carne cortada em cubos
1 cálice de vinho tinto
azeite
alho
cebola
1 tomate picado
1 batata
azeitona

Tempere a carne previamente com sal, azeite e noz moscada. Coloque o azeite e refogue o alho e a cebola. Adicione um tomate picado. Quando o tomate começar a derreter, coloque a carne e o vinho. Por fim, adicione a batata cozida e cortada em cubos e bastante azeitona.

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Cuscuz unitário

Como a necessidade é a mãe da invenção mesmo. Nada como um almoço sozinho de sexta-feira para a gente inventar algo. Adoro cozinhar de sopetão, sem nada pensado antes. Se for para uma pessoa só então, o negócio fica mais divertido, porque afinal é mais difícil fazer prato pra um. Hoje tirei da cartola essa receita, muito rápida, que chamei de Cuscuz Unitário, porque afinal era só para mim e todos os ingredientes vão em uma medida. Só uma coisa não é para um: acabou dando pra duas pessoas!

1 copo de cuscuz marroquino
1 copo de água fervente e com sal
1 abobrinha
1 colher de sopa de alho picado
1 cebola cortada em pedaços médios
1 tomate
1 colher se sopa de azeite
1 pimenta murupi

Coloque o cuscuz numa vasilha, que servirá para servir o prato, e jogue por cima a água fervente, já com sal. Deixe por cinco minutos, ou até secar. Depois solte com um garfo.

Numa panela, coloque o azeite, a cebola e o alho, e dê aquela dourada. Junte com a abobrinha cortada em cubos e vá mexendo até ela ficar quase pronta. Adicione o tomate cortado rudemente também em cubos, e mexa, mas não deixe ele se desmanchar muito. Sal à gosto. Por fim, coloque a pimenta murupi bem picadinha. Cuidado: essa pimenta é bem picante. Se você não gosta de nada spicy, troque por outra mais suave. Misture com o cuscuz e sirva imediatamente.